Cultura


Kandinsky

Wassily Kandinsky (1866-1944) é considerado na história da arte como o criador da pintura abstrata ocidental e o teórico de arte mais influente do século XX. O pintor de origem russa começou sua carreira tarde aos 30 anos. Esse começo tardio foi compensado com seu grande entusiasmo e originalidade, não isenta de uma dose de idealismo. Sua principal ideia era a de que as cores da pintura podiam ser usadas de forma autônoma, independente da discrição visual de um objeto ou de qualquer forma.
Kandinsky viveu em uma época de instabilidade política, em que precisou conviver com a intolerância do regime de socialismo soviético e da Alemanha nazista, para defender a sua pintura. Dentre sua produção teórica sobre arte, destaca-se o livro “Do espiritual na arte”, em o autor desenvolveu uma investigação filosófica sobre as cores e as formas, às quais conferia valores psicológicos e morais e as comparava com a música, que, apesar de sua imaterialidade, era capaz de fazer “vibrar a alma”
Sempre junto das vanguardas o artista acreditava que as convenções do passado estavam esgotadas; que a cor e a forma são mais genuínas para expressar a subjetividade do artista do que o objeto ou a perspectiva; que o artista não deve se submeter ao exterior, já que em sua espiritualidade reside o visionário de sua obra.
Além de artista, ele foi professor universitário e um grande pesquisador de arte. Entre suas pesquisas destaca-se um questionário sobre a percepção de cor e forma, que determinou as seguintes relações entre as três formas e cores básicas: triângulo-amarelo, quadrado-vermelho e círculo-azul. Sua exploração da percepção o aproxima dos estudos psicológicos da teoria da Gestalt.

Frases:
“Antes de tomar corpo e tornar-se acessível aos sentidos humanos, a obra já existe em abstrato. Para a necessária materialização, qualquer meio é bom, tanto a lógica quanto a intuição” (Kandinsky)
“Pintar é um estrondoso choque de mundos opostos predestinados a criar juntos, na luta e a partir dela, um novo mundo que se chama obra” (Kandinsky).

*Para ver mais obras desse artista acesse o album de nossa Fan Page, no facebook.


0 comentários:

Postar um comentário